HISTÓRIA

foto do item
HISTÓRIA

Para entender a AVINOR, é preciso conhecer também a história de Nailton de Araújo Santos, seu fundador. De simples vendedor de frangos, nas feiras livres da cidade de Itabuna, Nailton se tornou o dono de uma empresa líder na produção, industrialização e distribuição de frangos congelados, resfriados, partes e embutidos do interior da Bahia.

Ele iniciou suas atividades entre 1974 e 1975, vendendo frangos nos finais de semana, enquanto trabalhava em lojas de material de construção e de ferragens durante a semana, e estudava à noite. Com alma e pensamento de empreendedor, fazia pequenos investimentos do pouco dinheiro que ganhava em seu próprio negócio, comprando equipamentos úteis como balanças, lonas, peças de corte, etc.

Foi essa estratégia que o diferenciou de outros colegas de atividade que não souberam poupar e investir o dinheiro ganho. “Eu comprava uma balança, uma lona e comecei a fazer investimentos dentro da atividade. Das pessoas que trabalharam com avicultura lá na cidade, eu fui o único a ter sucesso porque tive um pouco mais de foco”, afirma entusiasmado.

Depois de um período no Espírito Santo, Nailton, após algumas pesquisas de mercado, em 1990, se mudou para a cidade de Vitória da Conquista, que, já naquela época, prometia ser uma região propícia para as imissões que pretendia realizar.

Ainda no início, a antiga fazenda Recanto foi comprada para instalar grandes galpões de aves. A iniciativa foi tomando rumos de desenvolvimento, instigado pela própria demanda da região. Mais tarde, o espaço serviu para a construção da fábrica onde hoje funciona a AVINOR.

A empresa surgiu em 1995, quando Nailton montou um mini-abatedouro no local, dando continuidade ao comércio da produção de frango, ainda que contasse com um volume pequeno de produção (uma média de 300 frangos por dia).

Ao longo dos anos, a AVINOR foi se estabelecendo, aumentando a oferta de produtos e o faturamento. De lá até então, o empreendimento tem alcançado uma projeção singular. Atualmente, ela possui o maior mix de produtos de uma empresa da Bahia, algo que se deve à dinâmica do frango enquanto artigo que pode ser comercializado de múltiplas formas.

A empresa conta, por exemplo, com um grande sortimento de produtos, sendo marca líder em toda a área onde opera, distribuindo seus produtos em pequenos, médios e grandes estabelecimentos, situados no sudoeste, sul e oeste do estado da Bahia.

“Para isso, foi preciso outro aprendizado, porque não era somente cuidar de frangos, mas de toda uma linha de produção que envolvia várias partes do frango”, diz Nailton sobre essa nova fase de adaptação.

Em 2017, a AVINOR completa 22 anos de história.